10 julho 2007

Ak-47

60 anos depois... ( 6-7-47 )



http://kalashnikov.guns.ru/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Kalashnikov

2 Comments:

At domingo, agosto 12, 2007 11:37:00 da tarde, Blogger rjms said...

Criador da 'Kalashnikov' russa critica as armas de imitação

ABEL COELHO DE MORAIS

Cópias são produzidas em vários países e vendidas por um terço do preço
O pior adversário da espingarda automática Kalashnikov não é a paz. São as imitações da mítica arma russa, considerada a melhor na sua categoria, "que pirateiam a marca e a fama", lançou o seu criador, Mikhail Kalashnikov, numa conferência de imprensa na fábrica de Ijevsk, cidade dos Urais a 1300 quilómetros de Moscovo.

Convocada para assinalar o 60.º aniversário de início de produção da arma de guerra ligeira mais vendida no mundo e apresentar um novo modelo de Kalashnikov (ver caixa), a conferência de imprensa serviu para Mikhail Timofeevitch Kalashnikov, de 86 anos, abrir fogo sortido sobre as fábricas chinesas, checas, polacas e especialmente búlgaras e americanas que fabricam variantes da arma que começou a desenvolver durante a II Guerra Mundial, em que combateu nos blindados.

"Há imensas preocupações com a pirataria de CD e DVD, mas já não vejo essa preocupação com as falsificações" da arma apresentada por Kalashnikov em 1949, declarou o director da fábrica, Vladimir Grodetsky. Designada AK-47, a arma será adoptada pelo exército soviético no ano seguinte.

Na época da ex-URSS, este regime concedeu licenças de produção a outros países comunistas que, após a desagregação do bloco soviético, continuaram a fabricar a arma, sob outras designações e a menor preço. Uma original custa cerca de 300 euros enquanto as cópias se situam abaixo dos cem euros. Para os responsáveis da fábrica de Ijevsk, uma empresa búlgara e uma outra americana são os principais imitadores.

Estima-se que sejam produzidas um milhão de Kalashnikovs no mundo por ano, mas destas só cem mil têm origem em Ijevsk. Com AFP

DN, 12-8-2007

 
At quinta-feira, agosto 16, 2007 10:50:00 da tarde, Blogger rjms said...

Rússia desenvolve o AK-9, novo fuzil Kalashnikov silencioso

O AK-9 é equipado com um silenciador e dispara balas com um calibre de 9 milímetros, capazes de atravessar coletes à prova de balas

12/08/2007 16:03

Leve e silencioso: assim é o AK-9, o último modelo do lendário fuzil de assalto Kalashnikov, produzido na fábrica russa de Ijmach nos Urais, no centro da Rússia.

"Dispara quase sem fazer barulho e pode atravessar até um colete à prova de balas", disse um de seus projetistas, Alexei Dragunov, de 52 anos, enquanto apresentava o fuzil em um campo de tiros situado no meio de um bosque russo.

Em 2006, as forças especiais russas pediram à fábrica Ijmach, situada 1.300 km a leste de Moscou, que criasse um fuzil de assalto que unisse as virtudes do Kalashnikov tradicional e as das armas silenciosas, para poder utilizá-lo em missões secretas, segundo revelaram os diretores da fábrica.

"É para as forças especiais, para as operações antiterroristas", explica o diretor geral da fábrica Vladimir Grodetski aos jornalistas estrangeiros, convidados em ocasião do 60º aniversário do primeiro modelo da Kalashnikov, o AK-47.

O AK-9 é equipado com um silenciador e dispara balas com um calibre de 9 milímetros, capazes de atravessar coletes à prova de balas. Pesa 3,8 quilos, um pouco menos que os modelos anteriores da Kalashnikov.

"Ninguém mais fabrica isto", disse Richard Jones, da revista especializada britânica Jane's Infantry Weapons, referindo-se a este novo fuzil.

Segundo o especialista, este tipo de modelo interessa cada vez mais por "razões táticas". O AK-9 "poderá interessar a outras forças especiais no mundo, a unidades como os comandos", explica.

A arma está sendo examinada à espera da aprovação do Ministério russo da Defesa, os diretores da fábrica não querem mostrá-la. Os jornalistas estrangeiros foram autorizados a ver o novo Kalashnikov, mas não viram a arma "em ação".

A Ijmach fabrica por ano cerca de 100.000 fuzis Kalashnikov. Cerca de 900.000 exemplares falsos são fabricados no mundo, principalmente em Bulgária, China e Polônia.

O preço de um Kalashnikov fabricado na Rússia é de 400 dólares (291 euros).

AFP

O povo.com-br

 

Enviar um comentário

<< Home